Atividades correntes e de acompanhamento escolar são fundamentais para apoio aos crianças que estão em fase de tratamento. Sentir-se inserido, com compromissos e atividades programadas ajuda no dia-a-dia das crianças e fortalece a proximidade das atividades escolares. O CMK procura manter um conteúdo balanceado, com aulas semanais de acompanhamento escolar, aulas complementares de inglês e práticas de Yoga.  As aulas são aplicadas de modo específico e e individual, sempre levando em consideração a condição de aprendizado e de desenvolvimento pessoal de cada aluno.

 

 1) Acompanhamento Escolar

 

Com experiência em auxiliar e contribuir para o bem estar das pessoas, praticamente desde a década dos anos 70, o professor Codelo utliza uma metodologia bastante personalizada em suas aulas de matemática, português,  ciências, história e geografia.

 Ele aproveita o tempo de para cantar, encenar e procurar alegrar o ambiente das crianças enquanto ensina. A cada dia, uma nova atividade, inesperada, que trabalha intuição, criatividade sem abrir mão do ensinamento. O professor leva materiais diversos. Há dias em que ele ensina português e matemática com uma metodologia tradicional. Há outros dias que, com um Mapa Mundi, ele ensina geografia e promove atividades cênicas que, muitas vezes, levam a criança a adquirir conhecimentos gerais.

 Os objetivos dessas aulas não são só o acompanhamento escolar. Enquanto ensina, ele demonstra, exemplifica, descomplica e mantém a criança inserida no seu dia-a-dia escolar.

“O acompanhamento que propomos é transitôrio, até por que, o trabalhamos para que essas crianças fiquem boas e voltem a ter vida normal. Ao sair da fase crítica do tratamento e retomar as suas atividadesl, queremos vê-los felizes, alegres, e motivados a estudar”.

 

 2) Aulas de Inglês

 

 Dentro da perspectiva de integrar a criança com câncer à escola e contribuir para a manutenção de seu desenvolvimento psicossocial, o CMK mantém aulas de inglês semanais para as crianças em tratamento de câncer. A idéia de ministrar essas aulas nasceu da necessidade manifestada pelas próprias crianças em expandir horizontes e entender fronteiras.Articular uma nova língua, quer seja falando, escrevendo ouvindo, ou apenas, entendendo, oferece às crianças não somente a oportunidade de aprender como também, os ajuda a superar e transformar seus problemas, através de uma nova expectativa de desenvolvimento pessoal.

 As aulas são conduzidas por meio de atividades lúdicas, utilizando lápis de cor, recorte e cole, identificando palavras e objetos do cotidiano. Filmes e músicas também são usados. As crianças se divertem e brincam enquanto aprendem.

As aulas contemplam alunos de 4 a 12 anos e, evidentemente, sem um conhecimento básico linear. E, como a rotatividade destas crianças em tratamento é bastante alta, uma vez que muitas faltam as aulas em função da agenda do tratamento, ou mesmo por que são autorizadas a dar continuidade ao tratamento nas suas casas,  nosso objetivo é que elas se acostumem com a língua e, com o tempo, sem perceber que estão estudando, saibam se comunicar sem medo, em inglês.

 

                                             2012-10-22 11.49.13       Yoga CMK        Yoga CMK1

 

3) Prática de Yoga

 

 A prática de Yoga realizadas no CMK visam atender às necessidades e expectativas das crianças. Por esse motivo, as aulas não possuem um roteiro fixo, podendo variar de acordo com a turma.

Normalmente, as aulas são dadas em 60 minutos, prevendo exercícios respiratórios, aquecimento, posturas, massagem nas mãos e relaxamento.

 

A seguir, o programa preparado pela Professora Carol, especialmente para as crianças do CMK:

 

 Exercícios respiratórios (pranayamas) - 5 min

 

Por aula introduzo em média 3 exercícios respiratórios que apresentam como benefícios:

 

- “reeducar o modo como as crianças respiram”, incentivando a respiração completa, pelas narinas (a não ser que o aluno tenha alguma limitação), para que assim o corpo consiga receber uma quantidade maior de oxigênio.

 

- acalma e traz mais tranquilidade.

 

- leva consciência ao ato de respirar (o que geralmente fazemos sem perceber).

 

- maior oxigenação.

 

- diminui o stress e ansiedade.

 

 Aquecimento - 10 min

 

(giro dos pés, mãos, cabeça, pescoço, flexão lateral sentado …)

 

São exercícios que visam:

 

- aquecimento das articulações.

 

- aquecimento das juntas e da coluna.

 

- levar consciência para o corpo.

 

- foco no momento presente.

 

- melhora coordenação motoro.

 

- prepara o aluno para a aula.

 

  Posturas (asanas - técnicas corporais) - 35 min

 

Essa é a parte da aula que deve ser adapatada de acordo com as necessidade e limitações dos alunos. São exercícios em pé, sentados e deitados. Exercícios de equilíbrio, ante-flexão, extensão, lateroflexão, torção, abertura pélvica.

 

Benefícios:

 

- maior alongamento do corpo.

 

- melhora equilíbrio.

 

- melhora coordenação motora.

 

- aumenta a capacidade de

 

 concentração e foco.

 

- aumenta flexibilidade.

 

- aumenta consciência corporal.

 

Massagem nas mãos - 5 min

 

Com óleo para massagem (de bebê) as crianças fazem uma “mini-massagem” nas palmas das mãos e nos dedos. Depois atritam as mãos e com elas aquecidas massageiam o rosto, pescoço e ombros. Uma forma simples da criança conhecer seu corpo e um momento de carinho consigo mesmo. (Cada criança faz sua própria massagem).

 

 Benefícios:

 

- traz maior aquietamento, pois elas ficam concentradas nesse momento.

 

- estimula as terminações nervosas que estão nas mãos e nos dedos.

 

- ato de carinho e zelo pelo corpo.

 

Relaxamento - 5 min

 

Criança deita (geralmente com uma almofada por baixo), barriga para cima, pernas e braços ligeiramente afastados e com as palmas para cima. No Yoga essa é a melhor postura para relaxar. Então induzo essa descontração e depois peço para elas se imaginarem em um lugar/situação que gostariam de vivenciar.

 

- diminui a ansiedade e o stress.

 

- maior calma e tranquilidade.

 

- maior relaxamento e descontração do corpo e da mente.

 

- um momento só delas.

 

- incentiva a criatividade.

 

 Namastê!


  Doações:CNPJ:07.882.523/0001-58 -Bradesco, Agência:108-2, Conta Corrente:182180-6 

T:(55-11) 5061-1456  C:(55-11) 9 9900-7979 (Vivo) E: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

RUA JOÃO DE SANTA MARIA 320 JARDIM DA SAÚDE- CEO 04158-070- SÃO PAULO- CAPITAL

Criação e Desenvolvimento: Taygeta Brasil